Iniciar o seu negócio requer mais do que uma grande ideia

Nos dias de hoje, para criar um negócio precisa mais que uma boa ideia? Sem dúvida que sim! Uma ótima ideia apenas não basta.

Há negócios que nascem de grandes ideias, mas quando estas não são bem estruturadas o negócio perece antes mesmo de começar.

O sucesso nos negócios exige flexibilidade, planeamento, organização, empreendedorismo e persistência.

Para que um negócio seja bem-sucedido, existem alguns pontos que têm de ser bem estudados, analisados e planejados.

No início é importante pesquisar e estudar o mercado envolvente e perceber se a sua ideia traz algo realmente inovador. Se o seu negócio virá marcar a diferença no mercado em que se enquadra, ou se será mais um como tantos outros. Para isso é preciso ter um pensamento completamente analítico, de forma a compreender se vale a pena continuar.

Após este colocar “em cima” da mesa, ou seja, organizar ideias, é hora de passar à ação. Terá de estar ciente da concorrência que poderá encontrar, e ir adaptando e melhorando as suas táticas, de forma a distinguir-se e arrojar, seguindo em direção ao sucesso.

Quer um negócio próspero, com um bom crescimento a médio longo prazo? Leia de seguida algumas dicas sobre como o conseguir:

Ser organizado

Para alcançar o sucesso é absolutamente necessário ter tudo muito bem organizado.

Esta organização ajudará a completar as tarefas e a manter-se no topo das coisas a serem feitas, quer estas sejam diárias, semanais ou mensais. Para que tudo corra com grande fluidez e de forma a garantir que nada “falha” o melhor é criar listas de afazeres todos os dias. Isto ajudará a que todas as tarefas essenciais para a sobrevivência do seu negócio sejam concluídas, sem nenhuma ficar esquecida.

Persistir

A persistência é um ponto fundamental para o crescimento e o desenvolvimento de qualquer

negócio. Como é do conhecimento geral, quando se inicia um negócio não se começa a ganhar dinheiro imediatamente, muitas vezes é preciso algum tempo para que isso aconteça. Não pode deixar-se afetar por isso, mas sim manter-se focado nos objetivos que pretende atingir, e dar tempo ao tempo, ou seja, dar tempo a que as pessoas conheçam os seus serviços e/ou produtos e lhe tragam o sucesso que pretende.

Manter registos detalhados

Este ponto é de extrema importância, pois tendo tudo bem estruturado, organizado e registado conseguirá perceber como se encontra a sua empresa financeiramente e que potenciais desafios poderá ter de enfrentar. Manter-se organizado dar-lhe-á tempo para criar estratégias que lhe permitam ultrapassar esses potenciais desafios.

Analisar a concorrência

Quando damos início a um negócio precisamos de analisar devidamente a concorrência. Temos de colocar em cima da mesa todas as hipóteses de como é possível estes chegarem onde estamos, e claro, encontrar diversas formas de ir inovando para que tal não aconteça.

A concorrência tem de ser vista como uma forma de atingir o sucesso, ou seja, ir vendo e analisando o que estes fazem para inovarem os seus produtos ou serviços, e tentar sempre encontrar forma de o fazer mais eficazmente e superar tudo o que está a ser feito por estes, obvio aprendendo sempre com todo o estudo que é feito, e nunca esquecendo a essência do seu negócio.

Ser criativo e identificar novas oportunidades

Ser criativo no mundo dos negócios nem sempre é fácil. O mais importante é reconhecer que não se sabe tudo e estar sempre aberto a novas ideias e diferentes abordagens que surjam, levando-o assim a uma busca constante, por querer melhorar e inovar o seu negócio e ainda saber analisar novas oportunidades de negócios que possam surgir.

Quando falamos deste tipo de oportunidades, referimo-nos por exemplo, a perspectivas de crescimento global, ou seja, a oportunidade de levar ao mercado estrangeiro os nossos serviços e/ou produtos.

Fazer concessões

Ao abrir um negócio, tem de estar ciente que terá de se sacrificar e dedicar muito do seu tempo ao seu negócio, sobretudo na fase inicial, se quiser triunfar. Isto significa muitas vezes passar menos tempo com a sua família e amigos.

No começo é necessário foco, empenho e dedicação, para que possa “colher frutos” e consiga atingir os objetivos a que se propôs.

Conhecer os seus clientes

Conhecer os seus clientes e compreender as suas necessidades é meio caminho andado para conseguir o que estes almejam. Para lhes proporcionar novas experiências, satisfazer os seus desejos, mantendo sempre presente os valores e conceitos do seu negócio. Será isso que o tornará único no mercado.

E como podemos nós conhecer os nossos clientes? Simples, para compreender melhor as necessidades destes, temos de “perder” algum do nosso tempo, a contactar os nossos clientes e tentar perceber um pouco do seu dia-a-dia (as partes melhores e aquelas que eles consideram menos boas), perceber quais as suas necessidades e gostos, e tentar ir de encontro às mesmas.

Prestar um serviço de excelência

Ao conseguir satisfazer os seus clientes com a oferta que tem e ao prestar um serviço de apoio ao cliente de excelência, eles não só voltarão para consumir e adquirir mais dos nossos serviços, bem como incentivarão outros a fazê-lo.

Ser consistente

A consistência é algo muito importante, pois é uma forma de levar o cliente a confiar naquilo que temos para lhe oferecer. Pode inovar e aumentar o leque de serviços e/ou produtos que têm, mas mantenha sempre os mesmos padrões de qualidade, a que os seus clientes estão habituados.

Desfrutar

Este é sem dúvida um ponto essencial, que desfrute e aprenda com todo este processo.

Nem sempre as coisas vão correr como deseja, mas o importante é não deixar que isso o afete em demasia. Nunca deve esquecer o motivo pelo qual “embarcou” nesta aventura. Fê-lo de forma consciente e confiante que seria o melhor para o seu future. Se não usufruir perderá a magia inicial que tudo tinha.

Muitos outros pontos poderiam ser referidos, no entanto estes são a meu ver os mais importantes e fundamentais para a concretização do seu sonho, do seu novo negócio, de uma nova fase na sua vida.

Nunca deixe de sonhar e acreditar no que é capaz de fazer.

Autor

A Brand Managers > We Manage You(r) Brand dedica-se a todos os aspetos que fazem uma empresa trabalhar: parte administrativa, comercial, marketing e comunicação. Tratamos de tudo a nível administrativo, legal, comercial, de comunicação digital, para que possa só focar-se no seu negócio. Ajudamos todos os dias também, micro-empresários/as e empreendedores a compreender o mundo digital e a fazerem o melhor com os seus negócios.

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